CONHEÇA NOSSOS MEMBROS

RIO DE JANEIRO

Marcela Sanches Goldschmidt

@marcelasangold
é advogada e atua na área criminal com ênfase na Lei de Drogas desde 2014, quando iniciou estágio forense do Ministério Público. É pós-graduanda em Direito Penal Econômico pelo IBMEC.

Kathleen FeitosA

@katfeitosa
é militante socialista pela legalização das drogas e abolicionista penal, advogada e assessora parlamentar. Organiza diversas frentes de luta, como o Movimento pela Legalização da Maconha, a Frente Estadual pelo Desencarceramento do Rio de Janeiro e a Marcha da Maconha.

 

Erivelto Melchiades

@erimelchiades
é egresso do sistema carcerário, bacharel em Direito pela UNESA, co-fundador e membro do Coletivo “EU SOU EU, reflexos de uma vida na prisão”, organizador da Marcha das Favelas pela Legalização, além de Diretor da Rede Reforma.

 

Lucia Lambert

@lucia.lambert
é mestre e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF), na linha de pesquisa de Políticas de Segurança Pública e Administração Institucional de Conflitos, especialista em Direito Constitucional pela Universidade Cândido Mendes. É advogada atuante pela reforma da atual política de drogas.

Emilio Figueiredo

@emilionfigueiredo
trabalha com Direito e cannabis há 10 anos defendendo quem usa e cultiva e apoiando iniciativas para produzir cannabis com impacto social. É mestrando em Justiça e Segurança pesquisando a produção da verdade legal sobre a Cannabis e está na diretoria da Rede Reforma.

Felipe Gomes

@felipe_anunn
é acadêmico de Direito, ativista autônomo do Morro do Adeus/Complexo do Alemão e integrante da Marcha da Favelas

RICARDO NEMER

@ricardo.nemer
Advogado e Ativista Social, Co-Fundador da Reforma – Rede Jurídica Pela reforma da Politica de Drogas – Cultive Cannabis e Saúde e Abracannabis – Associação Brasileira para Cannabis. Atualmente é secretário Executivo da Canapse – Canabinologia Pesquisas e Serviços e Consultor
  da Sinapse Social Consultoria para autorizações de pesquisas e assuntos regulatórios de Cannabis com ênfase no terceiro setor.

GISELA RAMOS

@gizelaramos_adv
Advogada militante pelo fim da guerra às drogas, graduada pela Faculdade de Direito de Campos (FDC), assessora jurídica no Coletivo Cabruncannabis.

SÃO PAULO

Cecilia Galicio

@cecigalicio
é advogada militante pelo fim da guerra às drogas, mestre em Direito Internacional Público pela Universidade de Lisboa, integrante do Núcleo de Políticas sobre Drogas, Álcool e Saúde Mental da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP, voluntária na Accura – Associação Cannabis Cura e integra a diretoria da Rede Reforma.

 

Erik Torquato

@eriktorquatoadvogado
advogado criminalista formado pela UERJ. Co-fundador da RENCA. Militante da Marcha da Maconha. Foi assessor parlamentar na ALERJ com atuação em Direitos Humanos e Segurança Pública. Integrante do Núcleo de Políticas sobre Drogas, Álcool e Saúde Mental da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP e do Balcão de Direitos Humanos, na região da Luz.

 

Gabriella Arima

@gabriella.arima
é advogada antiproibicionista, graduada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com extensão em Políticas Públicas (PUC-SP), integrante do Núcleo de Políticas sobre Drogas, Álcool e Saúde Mental da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP e Promotora Legal Popular pela União de Mulheres de São Paulo.

 

Nicolás Érico Gristelli

Nnicogristelli
é advogado graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pós-graduando em Direito Penal e Processo Penal na Escola Paulista de Direito e integrante do Núcleo de Políticas sobre Drogas, Álcool e Saúde Mental da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP.

LAÍS HAYASHI SEIXAS

@laishayashi
é advogada criminalista, atuante na área penal há 05 anos. Bacharela em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em processo penal pela Universidade de Coimbra (IDPEE).

 

CRISTIANO MARONA

Advogado criminal. Mestre e doutor em direito penal pela USP. Especialista em direito internacional pela Universidade de Hiroshima, em direito penal pela pela Universidade de Salamanca e em direito penal econômico pela Universidade de Coimbra. Conselheiro Seccional da OABSP (2019/2021) e Secretário Executivo da Plataforma Brasileira de Política de Drogas. Ex presidente do IBCCRIM

 

MICHAEL JAMISON DE JESUS DANTAS

@michaeljdantas
advogado criminalista, bacharel em direito pela FIG UNIMESP – Guarulhos. Atuou por quase uma década no maior sindicato profissional da América Latina, o SINTHORESP.

 

SANTA CATARINA

Raquel Schramm

@raquelschramm

é advogada criminalista, especialista em Ciências Criminais e trabalha com Direito da Cannabis há 5 anos, defendendo usuários e cultivadores. É membra das comissões de Assuntos Prisionais e Direito Penal e Advocacia da OAB/SC, do Conselho Estadual de Entorpecentes/SC, exerce o cargo de 1ª Secretária do Conselho da Comunidade na Execução Penal da Capital/SC, é presidente da Comissão da Mulher Advogada da ABRACRIM/SC e vice-presidente da Santa Cannabis (Associação Brasileira de Cannabis Medicinal).

PARANÁ

Mariana German

@marianadgerman
é advogada criminalista, mestre em Direito do Estado pela UFPR, especialista em Direito e Processo Penal pela Academia Brasileira de Direito Constitucional, integrante da Comissão de Política sobre Drogas da OAB/PR, militante antiproibicionista e diretora da Rede Reforma.

André Feiges

@andrefeiges
é advogado criminalista, especialista em Direito Penal e Criminologia pelo Instituto de Criminologia e Política Criminal, membro da Marcha da Maconha Curitiba, integrante da Comissão de Política sobre Drogas da OAB/PR e militante antiproibicionista.

MINAS GERAIS

Leonardo Moreira Campos Lima

Advogado, formado em 2002 na Faculdade de Direito da UFJF, com atuação em Direito Criminal, Público e Ambiental; exerceu, entre junho de 2003 e dezembro de 2007, o cargo de Assessor de Juiz no TJMG (nas Varas da Infância e Juventude e 1ª Criminal da comarca de Juiz de Fora); e, desde 2003, na associação ambientalista Programa de Educação Ambiental – PREÁ.

Alana Mendes

@prof_alanamendes
é advogada, possui especialização em Ciências Criminais pela PUC Minas, Mestra em Direito nas Relações Econômicas e Sociais pela Faculdade Milton Campos e professora de Direito Penal e Processo Penal da Universidade Salgado de Oliveira/MG.

PERNAMBUCO:

Brisa Lima da Silva

@_brisalima_
é advogada criminalista, graduada em Direito pela Faculdade de Direito do Recife/ UFPE, pesquisa audiências de custódia e seus limites de cognição, atua na área criminal desde quando iniciou estágio forense na Defensoria Pública da União, compõe o grupo de pesquisa Asa Branca de Criminologia, é militante feminista, periférica, anticapitalista, pela legalização das drogas, abolicionista penal, e organiza diversas frentes de luta como a Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas, a Marcha da Maconha Recife e a Agenda Feminista pelo Desencarceramento.

 

Débora Fonseca

@deborabiu
é advogada atuante pela reforma da política de drogas, formada em Direito pela Faculdade de Direito do Recife/UFPE e mestre em Sociologia pelo PPGS/UFPE. É advogada voluntária no Ofício Regional de Direitos Humanos em Pernambuco – Defensoria Pública da União. É articuladora social na Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas e educadora popular no coletivo Teia Feminista.

 

ÉRIKA SANTOS

@erikasantosxx
é advogada militante pelo fim da guerra às drogas, assessora jurídica popular às vítimas de desapropriações e dos movimentos sociais de moradia.

 

Ítalo Alencar

@advitalocoelho
é advogado e pesquisador de Políticas sobre Drogas. Membro da Comissão de Direitos Humanos e da Comissão de Políticas Públicas sobre Drogas da OAB/CE, assessor jurídico da Sativoteca, associação de pacientes de cannabis medicinal e diretor da Rede Reforma.

 

NATÁLIA FERREIRA

@nat.ferreira8
é advogada militante pelo fim da guerra às drogas, graduada pela Universidade Católica do Salvador – UCSAL e pós-graduada em Gestão de Projetos e Programas Sociais.

 

PIAUÍ

WESLEY CARVALHO

@wesleycarvalhov 

é advogado criminalista, professor universitário, especialista em Direito Penal e Processo Penal, é vice-presidente da comissão de Direitos Humanos da ANACRIM/PI, é membro da comissão de Políticas Públicas sobre Drogas e Defesa dos Direitos Humanos OAB/PI e assessor jurídico do coletivo Marcha da Maconha Teresina/PI.

SEJA PARCEIRO DA REDE REFORMA!

Faça parte do nosso coletivo e ajude-nos a fazer um país mais justo e inclusivo.

Nossas(os) advogadas(os) fornecem, de forma pro bono, apoio jurídico a associações de pacientes que fazem uso terapêutico de Cannabis Sativa e outras drogas; demandas judiciais para obtenção de salvo conduto (habeas corpus preventivo) em prol de pacientes que recorreram ao cultivo caseiro de Cannabis para realizar tratamento médico e também defesa técnica de pessoas criminalizadas pela Lei de Drogas.

Juntos podemos facilitar o acesso à justiça para pessoas atingidas pela atual política de drogas!